O desenvolvimento empresarial acaba exigindo uma série de preocupações com alguns fatores que, à primeira vista, parecem não ter nenhuma importância dentro do desenvolvimento de um negócio. Como conectar meio ambiente, segurança e saúde do trabalho no processo de gestão da sua empresa?

O sistema que gere Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) é a forma pela qual se torna possível aliar todos esses pontos e transformar a gestão de pessoas de uma organização, em algo seguro e regulado em vários pontos do mundo, além de ser ideal para empresas que possuem grandes riscos de acidentes e incidentes.

A Evolução dos Sistemas de Gestão de QSMS

A gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde desenvolveu-se a partir da preocupação das grandes corporações em se manter relevantes, adotando medidas de prevenção e controle para eliminar e reduzir riscos de perdas de processo e de acidentes que poderiam trazer impactos negativos para a empresa.

Percebeu-se que, diante de interrupções da produção em casos de acidentes, eram gerados grandes prejuízos tanto para os funcionários como para a produção da empresa. Além, é claro, da maior exigência exercida por organismos reguladores nacionais e internacionais. Assim, o desenvolvimento de um sistema que trabalhasse pontos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador, bem como levando em conta também o meio ambiente, se tornou essencial para a aplicação e desenvolvimento das diretrizes internas de uma empresa, aliando-os às práticas de gestão da qualidade.

Vale ressaltar que a gestão de QSMS varia de empresa para empresa, de acordo com as respectivas atividades fim, mas, independentemente dessa variação, é fundamental que os funcionários estejam engajados na padronização dos processos a partir da implantação do sistema de gestão de QSMS.

A participação da força de trabalho acontece se as práticas de gestão estiverem bem delineadas para cada nível da organização, mas também é uma condição primordial que as pessoas estejam motivadas e comprometidas. Esse engajamento se origina a partir da qualificação e treinamento dos trabalhadores e do estabelecimento de práticas de reconhecimento e recompensa aos colaboradores.

Treinando funcionários

A grande vantagem de uma empresa ter implantado as práticas de QSMS no seu modelo de gestão, envolve a possibilidade de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e consciente do papel colaborativo do funcionário. Não fazer parte apenas de um grupo, não ser só mais uma peça da engrenagem, mas ser responsável por mover essa engrenagem como um todo.
Implantado, o sistema de gestão de QSMS acaba criando um novo conceito corporativo que torna o ambiente de trabalho mais produtivo, seguro, consciente e também sustentável. Isso indica que a empresa poderá ter redução de gastos em insumos e retrabalho, um aumento de produtividade e, consequentemente, do lucro.

Com a implementação do sistema de gestão de QSMS e o treinamento dos funcionários nesse modelo de gestão, a empresa fica mais segura para ter apoio e maior conscientização da equipe em momentos de crise. E não só isso: alterando o ambiente de trabalho, a produtividade e a consciência do papel do funcionário dentro do esquema corporativo também muda, tornando o lugar mais propício ao sucesso e também à lucratividade corporativa.

Sem atingir as pessoas, nenhuma prática de gestão, por mais inovadora que seja, terá sucesso. Identificar as necessidades de qualificação da força de trabalho e prover a capacitação correspondente torna a empresa muito mais forte e preparada para o futuro.

A HCB Consultoria pode ministrar treinamentos de qualidade para sua empresa, se destacando pela experiência e tempo de mercado, bem como pela relevância dos programas de capacitação e conscientização já realizados na área de gestão de QSMS, customizando o teor dos cursos e treinamentos para as necessidades e para o negócio de seus clientes.