Toda empresa precisa de um arcabouço de práticas de gestão que a permitam planejar, executar e monitorar seus resultados. No entanto, muitas empresas não o possuem, atuando, diante de certos casos, unicamente através da intuição e talento de seus dirigentes, de maneira informal ou pouco estruturada.

A estruturação de um negócio

A estruturação e o sucesso de qualquer negócio dependem de:

  • um planejamento adequado;
  • estabelecimento de metas de desempenho;
  • execução adequada;
  • monitoramento contínuo das ações;
  • padronização das atividades, entre outros;

de modo que a empresa tenha uma forma própria de trabalhar, uma cultura única, uma marca de atuação que lhe permita ser reconhecida e dessa forma sobreviver na “selva” dos mercados.

A implantação de sistema de gestão

A implantação de um sistema de gestão se baseia na adoção de políticas, práticas, diretrizes e instruções internas, segundo modelos normativos consagrados internacionalmente, que tentam dar às empresas de qualquer porte ou área de atuação a possibilidade de:

  • estruturar, planejar e padronizar suas atividades;
  • identificar e controlar os riscos de determinados negócios;
  • medir seus resultados de desempenho.

Insere-se neste contexto, a atual demanda da sociedade e organismos reguladores por posturas responsáveis das empresas em relação ao meio ambiente e a proteção aos trabalhadores.

Normas de gestão

Embora existam dezenas de normas de gestão, muitas delas específicas para algumas áreas de atuação, tais como a indústria automobilística, por exemplo; as normas de conteúdo e abrangência mais generalista são as normas: ISO 9001, de Gestão da Qualidade, ISO 14001, de Gestão do Meio Ambiente, e OHSAS 18001, de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.
Um Sistema de Gestão Integrado, segundo essas normas, torna a empresa muito mais apta a desenvolver produtos ou serviços de maior valor agregado e de maior reconhecimento dos consumidores, além de mapear e tratar vulnerabilidades que poderiam interferir no sucesso do negócio.

O Sistema de Gestão QSMS

De forma resumida, podemos dizer que o Sistema de Gestão Integrada de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) é um conjunto de diretrizes e procedimentos, estabelecidos a partir do mapeamento dos processos realizados pela empresa, da identificação dos aspectos e impactos ambientais das atividades e das avaliações dos riscos de segurança e saúde do trabalhador, e alinhados a políticas, objetivos e metas que contribuem para uma forma de gestão estruturada, onde a medição dos resultados e a melhoria contínua desses passa a ser o núcleo propulsor para o crescimento da empresa.

Muitas vezes, as empresas buscam implantar um sistema de gestão simplesmente por uma questão de marketing e imagem ou por uma demanda de clientes e mercado, sem atentar para os ganhos de produtividade, de redução de custos e de qualidade de vida dos trabalhadores que pode proporcionar. Sem contar a possibilidade de estar conscientes e preparadas para atender aos requisitos legais e estatutários aplicáveis às suas operações, de forma a evitar multas e autuações de órgãos fiscalizadores.

As questões de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional são hoje parte crucial de qualquer negócio, e precisam ter a atenção necessária para trazer ganhos e/ou diminuição de perdas por parte das empresas. Gerenciar resíduos, reusar materiais, reduzir consumo de insumos são práticas ambientalmente responsáveis que permitem que as empresas, muitas vezes sem fazer grandes investimentos, consigam obter resultados financeiros ou redução de custos fixos importantes. Da mesma forma, ao se proteger a saúde e segurança do trabalhador, evitam-se gastos decorrentes de absenteísmo, acidentes, seguros, reposição de pessoal, além de trazer ganhos de produtividade oriundos de uma melhor qualidade de vida oferecida a seus trabalhadores.

A melhor parte do Sistema de Gestão é que tudo que falamos pode ser medido e comparado com as melhores práticas do mercado de atuação da empresa, gerando resultados que permitirão a empresa planejar seu futuro e colocar em prática suas intenções.

No entanto, se faz primordial que a implantação do sistema de gestão de QSMS seja feita de forma eficaz. Para tanto, a ajuda de consultorias experientes e com credibilidade pode ser um diferencial entre um sistema de gestão que sirva apenas para mostrar um certificado e outro que traga ganhos reais para a empresa, além dos ganhos de imagem naturalmente advindos. A HCB Consultoria possui grande experiência em consultorias para sistemas de gestão integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde e pode ajudá-lo a transformar o seu negócio em uma atividade produtiva, responsável e rentável ou a torná-lo ainda melhor.