Você sabe o que significa fazer uma auditoria dentro de uma empresa? Trata-se de uma ferramenta de gestão que auxilia na verificação de problemas e falhas dentro do processo produtivo de uma empresa. Esse tipo de análise acaba favorecendo inúmeros pontos dentro da corporação, principalmente quando se procura refinar e desenvolver o modo como a mesma funciona, baseando-se na produtividade de seus funcionários e também no impacto gerado sobre a saúde deles e o meio ambiente.
Este artigo pretende explorar de maneira breve as vantagens que uma auditoria tem em quatro campos: a qualidade, a segurança, o meio ambiente e a saúde ocupacional de uma organização.
Qualidade
Dentro do campo de qualidade, uma auditoria interna serve para verificar como a produção está funcionando, avaliando os pontos positivos e negativos dos processos desenvolvidos na empresa. Ao mesmo tempo, ao identificar pontos que precisam ser melhorados na gestão da empresa, permite que sejam buscadas e implementadas soluções benéficas e interessantes, trazendo uma melhoria nos artigos e/ou serviços oferecidos, bem como maneiras de aumentar a produtividade no negócio. O tratamento de eventuais não-conformidades identificadas é uma grande oportunidade de agregar valor aos processos da empresa.
Segurança
Este é um dos pontos mais sérios, já que envolve basicamente todas as atividades realizadas dentro da empresa e, isso, independentemente do porte da mesma. Com a regulação, cada vez mais específica, de leis e direitos trabalhistas, se torna de extrema importância entender como funciona o sistema de trabalho e também os riscos que envolvem os funcionários. Por isso, a auditoria interna ajuda a verificar a eficiência das medidas estabelecidas para controlar os riscos de segurança inerentes às atividades da empresa e ao cumprimento efetivo das legislações associadas, permitindo, consequentemente, que se ofereçam soluções que tornem o ambiente de trabalho mais seguro para os funcionários.
Meio ambiente
Este é um dos temas que mais têm despertado interesse do mundo corporativo. Os possíveis impactos sofridos pelo meio ambiente têm ganhado protagonismo nas grandes discussões de empresários, que apresentam preocupações tanto relacionadas à imagem da empresa diante do mercado como da participação de seus funcionários nesse campo.
A auditoria interna busca verificar se a empresa identifica e trata de forma adequada os aspectos ambientais de suas atividades, no que se refere à geração de resíduos, efluentes e emissões, de modo a evitar impactos ao meio ambiente. Também é bastante usual utilizar a auditoria interna como uma ferramenta para verificar o atendimento aos requisitos legais de meio ambiente.
Saúde
Finalmente, este último campo da gestão de QSMS, sobre o qual a Auditoria Interna pode atuar intensamente, pode ser trabalhada em concomitância às questões relativas à segurança, já que se procura entender como o trabalho desenvolvido por um funcionário pode afetar a sua saúde, por meio da identificação e avaliação da exposição dos empregados a agentes ambientais do trabalho (físicos, químicos e biológicos) e também por questões ergonômicas.
De modo geral, a saúde compreende vários campos, não só da prevenção de doenças laborais, como o bem-estar do organismo, postura e qualidade de execução de atividades.
Por isso, a auditoria também busca oferecer soluções e alternativas, tanto para descobrir eventuais falhas no tratamento destas questões, como trazer iniciativas que tornem o ambiente mais saudável – o que, consequentemente, vai torná-lo mais produtivo. Considerações finais
Pelo que você pode ler, uma auditoria é uma ótima ferramenta de gestão para modificar por completo o campo operacional de uma empresa. Quando aplicada, busca trazer soluções que tornem o ambiente de trabalho mais produtivo, saudável e seguro, gerando resultados que irão refletir-se, tanto nas atividades dos funcionários, como na imagem da empresa, interna e externamente.