As operações offshore relacionadas a exploração e produção de óleo e gás são extremamente desafiadoras devido a alta complexidade tecnológica empregada em águas profundas e às dificuldades logísticas associadas. Desta forma, torna-se imperativo que os concessionários dos campos exploratórios sejam extremamente rigorosos na contratação de prestadores de serviços e na fiscalização dos serviços executados por estas empresas. Assim como os órgãos reguladores, especialmente a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que também estabelecem uma série de requisitos a serem cumpridos por concessionários e operadores de campos de exploração e produção.

A Petrobras, por exemplo, estabelece uma série de requisitos contratuais de SMS que devem ser cumpridos por seus fornecedores e que são fiscalizados ao longo da prestação dos serviços. Adicionalmente à fiscalização rotineira dos serviços, ela também implementa o PEOTRAM (Programa de Excelência Operacional do Transporte Aéreo e Marítimo) que visa avaliar a aderência das práticas de SMS das empresas de apoio offshore aos requisitos de excelência pretendidos pela Petrobras.

Também a ANP (Agência Nacional do Petróleo) estabelece em sua Resolução 43/2007 requisitos para o Sistema de Gestão de Segurança Operacional (SGSO) aplicáveis às instalações de perfuração, produção, armazenagem e transferência de óleo e gás natural, criando uma série de obrigações de SMS para as empresas que prestam estes tipos de serviços. Neste caso, ainda existe a possibilidade de aplicação de multas e sanções por este órgão nas situações de descumprimento do regulamento técnico citado.

Neste contexto, a gestão de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) segundo normas internacionais reconhecidas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISM Code) e demais regulamentos aplicáveis se torna fundamental para o desempenho satisfatório destas empresas junto a seus Contratantes. A adequação do sistema de gestão é o melhor caminho para atender às demandas de Contratantes e Órgãos Reguladores, manter as características e qualidades da gestão atual e implementar melhorias nos pontos falhos, de forma a aumentar a produtividades e aprimorar os resultados.

A HCB Consultoria tem experiência na consultoria para adequação de sistemas de gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde com diversas origens de requisitos à Resolução ANP 43 (SGSO), assim como na preparação de empresas de apoio offshore e seus respectivos sistemas de gestão para o PEOTRAM (Programa de Excelência Operacional do Transporte Aéreo e Marítimo) e pode ajudar a sua empresa a obter os resultados pretendidos.