Cada vez mais, as empresas buscam soluções internas que tornem mais seguro e produtivo o ambiente de trabalho. Isso não é pensado só com foco no desenvolvimento e crescimento econômico de uma empresa, mas também no impacto que tem sobre o meio ambiente e também sobre o relacionamento e sobre o crescimento da sua equipe de trabalho.

OHSAS 18001

Uma dessas soluções envolve a aplicação da OHSAS 18001, norma que serve para orientar a implantação de um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional, podendo ser aplicada isoladamente ou em conjunto com as normas ISO 9001 e ISO 14001, formando os Sistemas Integrados de Gestão.

O grande diferencial é que essa norma serve de guia para as organizações que buscam a implantação e avaliação de metodologias mais saudáveis e seguras de seus processos produtivos, visando à proteção à integridade e à saúde dos trabalhadores. A OHSAS 18001 está estruturada em fases especificas de implantação e manutenção do sistema de gestão, assim definidas: Planejamento, Implementação e Operação, Monitoramento e Análise Crítica, formando o famoso PDCA (Plan, Do, Check, Analyse) dos processos de gestão da qualidade total.

Inicialmente, é necessário que os riscos de saúde e segurança sejam avaliados e feitos planejamentos para tratá-los, assim como devem ser identificadas todas as legislações de segurança e saúde do trabalho que sejam aplicáveis aos processos e atividades realizados. Nessa fase, de acordo com os riscos avaliados, devem ser estabelecidos objetivos e metas mensuráveis que permitam a empresa buscar a melhoria contínua de sua gestão de SST.

Na fase de implementação, é necessário que sejam estabelecidos e padronizados os procedimentos internos, definidas as atribuições e responsabilidades, além de realizar treinamento, conscientização e competência dos funcionários, tornando ainda mais específico e repleto de qualidade o desenvolvimento do trabalho e a evolução profissional.

Posteriormente, as ações implementadas devem ser monitoradas e medidas de forma a mensurar o desempenho da gestão de SST na empresa e verificar a evolução do modo como as atividades são desenvolvidas dentro do ambiente de trabalho. Aliando tudo isso, a empresa evita que o seu funcionário desenvolva doenças ocupacionais e se lesione e permite a busca da melhoria de seus processos em termos de segurança e saúde ocupacional.

Para fechar o ciclo do PDCA é necessário que a alta administração analise de forma criteriosa as informações relativas ao ciclo de implementação realizado e verifique a necessidade de ajuste, assim como estabeleça metas mais desafiadoras para o próximo ciclo.

Aplicar esse tipo de ferramenta na minha empresa é importante?

Sim, pois a empresa que demonstre preocupação com o seu funcionário ganha um reconhecimento muito maior, tanto pela comunidade interna (que envolve todo o corpo de trabalho, indo de diretores até vigias), quanto por aqueles que não fazem parte da empresa, como consumidores ou clientes.

Além disso, esse tipo de hábito acaba demonstrando para o funcionário outros pontos que, muitas vezes, eles não param para pensar. Algumas empresas acabam tratando o funcionário como só um empregado, que é pago para fazer algo e não é valorizado. Como não se sente parte da empresa, tal colaborador trabalha descompromissadamente, oferecendo uma qualidade mediana.

Uma empresa que demonstre a preocupação tanto com a saúde como o crescimento profissional do seu funcionário pode ter uma mudança completa em termos de produtividade e também de satisfação interna. O funcionário que se vê como parte integrante da engrenagem corporativa, onde cada um faz uma atividade que é parte do trabalho, mas o resultado final é obtido com esforço coletivo, fica muito mais motivado para trabalhar.

Além disso, a preocupação com a saúde do trabalhador acaba mostrando outros elementos que também são de extrema importância: a humanização do trabalho. Isso acaba proporcionando um realce para aqueles elementos que comentamos, mostrando que uma boa empresa não se faz só com renome no mercado, mas com políticas internas que valorizem os grandes responsáveis pelo sucesso da corporação: os funcionários.